quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Meu cardápio da cetose

Meus queridos e queridas!!

Neste post vou colocar um pouco da minha rotina de cetose, do cardápio que eu segui mais especificamente. Pra sorte de todos, sou uma pessoa metódica e tenho o hábito de anotar tudo quando estou fazendo algo de diferente, pro caso de ter um resultado muito bom ou muito ruim, eu ter condições de saber onde acertei e onde errei. Este tipo de hábito eu recomendo que vocês façam durante a fase de cetose. Todos os dias anotem tudo o que comeram, se pesem e tirem suas medidas. Inclusive anotem se beberam pouca ou muita água. Depois de uma semana, leiam os relatórios que vocês conseguirão perceber com mais exatidão os resultados.
Antes de mais nada gostaria de esclarecer alguns pontos que são fundamentais: é preciso entender que cada pessoa é uma pessoa, cada corpo é um corpo, todos nós somos diferentes, temos nossas particularidades, e são muitas as variáveis. É preciso levar em conta o seu sexo (feminino ou masculino), a sua idade, sua condição atual de saúde, o tipo de alimentação que você levava antes, os tipos de alimentos que você possa ter algum tipo de restrição por questão de saúde, se o seu metabolismo é mais acelerado ou mais lento, a sua genética, onde você come, quem prepara sua comida, como a sua comida é preparada, o quanto você come, se você ainda carrega dentro de si algum tipo de fobia por gorduras saturadas, enfim, são variantes enormes e aqui eu postarei sobre o que eu fiz, apenas para ilustrar, você não precisa e nem deve copiar de modo exato o meu cardápio, pois o corpo de ninguém é idêntico ao de outra pessoa, ok?

Alguns pontos muito importantes eu devo frisar agora antes de colocar o meu cardápio. São pontos que eu percebi que foram relevantes pro meu sucesso:
- CARNES: Apesar de você estar liberado para comer carnes a vontade nesta dieta, o ideal é você não exagerar. Coma uma quantidade normal de carne (de 100 a 200g por dia, em média), optando por carnes mais gordurosas. Eu vou explicar o motivo: o excesso de proteínas ingeridas que estão sendo excedentes ao que nosso corpo realmente necessita, são transformadas em GLICOSE! E a dieta cetogênica só funciona quando a quantidade de glicose é baixíssima e a quantidade de gorduras é alta. Não caia no erro de achar que você vai emagrecer se entupindo de proteínas.
- FRUTAS: Abacate e coco, apesar de serem ricas em gordura e pobres em carboidrato, elas ainda são frutas. O que significa? Elas tem um pouco de carboidrato que, para quem tem uma dificuldade real em conseguir emagrecer, esse pouco pode atrapalhar. Eu restrinjo o consumo dessas frutas a 2x por semana apenas. Isso foi válido pra mim, pode ser que pra você seja diferente, e não tem nada de errado em ser diferente. Ah sim, uma vez por semana, durante apenas 1 única refeição na semana toda, eu reservo para comer uma salada de frutas, mas apenas com frutas que contenham pouca quantidade de glicose: morango, amora, melancia, papaya, kiwi.. mas é apenas 1 prato de salada de frutas por semana, e sem mel!
- LATICÍNIOS: Com relação aos laticínios eu sigo o seguinte: não tomo leite; não tomo iogurte; como apenas queijos gordurosos com 0g de carboidrato (uso muito o queijo prato, uma opção saborosa, sem carbs e de valor acessível). Creme de leite eu uso de vez em quando.
- GORDURAS: Não tenha medo de usá-las. Use sem moderação, pois elas são as estrelas desta dieta, as gorduras é que te manterão sem fome e farão a cetose acontecer! Todos as as comidas eu preparo com uma (ou mais) das 3 seguintes gorduras: banha de porco, manteiga ou óleo de coco. Pode usá-las a vontade. Elas são gorduras saturadas, não se oxidam durante o cozimento e te sustentam. Após preparar os pratos, quando vou servir, adivinha o que eu faço? Despejo azeite de oliva extra virgem! Não economizo na gordura mesmo! Só não use o azeite pra aquecer nada, azeite é só depois que o prato estiver pronto, pois ele oxida quando aquecido :(
- VERDURAS: Eu dou preferência para as folhas: agrião, espinafre, couve, repolho, acelga, escarola, brócolis, couve flor, etc. Durante o emagrecimento é bom evitar consumir qualquer vegetal que tenha nascido no subsolo, ok? Se joga nas folhas, e joga muita gordura nelas!
- OVOS: Eu como todos os dias, no meu café da manhã, ovos caipiras com manteiga e bacon. Não fico sem, são os coringas. Eles são ricos em vitaminas, contém todos os 9 aminoácidos essenciais que seu corpo precisa e tem gorduras ótimas pra sua saúde. Colocando manteiga e bacon, ficam ainda melhores, amo demais!
- BEBIDAS: Não tomo sucos de frutas (nem mesmo de limão); não tomo café; não tomo leite; eu tomo muita água, de 2 a 3 litros por dia.

=================================================================

Cardápio de 09/12/2013 - Primeiro dia, lombrigas furiosas rsrs

Café da manhã: 3 ovos pochê no molho de tomate com manteiga, bacon, azeitonas e queijo prato, regado com azeite de oliva.

Almoço: 2 filés de picanha e uma omelete com presunto e queijo prato.

Janta: pratão com mix de pimentões, berinjela e abobrinha refogados na manteiga e muito azeite.


Cardápio de 10/12/2013 - Lombrigas se acalmando

Café da manhã: 4 ovos caipiras com manteiga e bacon + azeite

Almoço: Vitamina de abacate com leite de coco, sem açúcar.

Janta: Filé de tilápia frita no óleo de coco, creme de espinafre e cebolas caramelizadas na manteiga.


Cardápio de 11/12/2013 - Lombrigas planejando viagem sem volta

Café da manhã: Omelete (3 ovos) com queijo prato, parmesão e manteiga + azeite

Almoço: Filé de frango, brócolis, couve flor e agrião, com muuuito azeite.

Janta: Costela desossada, couve refogada na manteiga, tomates cereja e um ovo frito.


Cardápio de 12/12/2013 - Lombrigas debandando

Café da manhã: Biscoitinhos de coco (receita do blog)

Almoço: Sem fome, não comi.

Janta: Escondidinho de camarão frito no óleo de coco com purê rústico de abóbora na manteiga + azeite.


Cardápio de 13/12/2013 - Adeus, lombrigas!

Café da manhã: 3 ovos pochê no molho de tomate com manteiga, bacon, azeitonas, champignon e queijo + azeite

Almoço: sem fome

Janta: Asinhas de frango fritas na banha, salada de rúcula com alface, palmito, tomate e cebola com muito azeite.


Cardápio de 14/12/2013 - Ahh a liberdade!

Café da manhã: panquecas paleo com farinha de castanhas, fritas na manteiga e com azeite

Almoço: Biscoitos de coco com castanha do pará

Janta: Churrasco acebolado no rechaud (sabadão, só alegria com os amigos!)


Cardápio de 15/12/2013 - Uma nova vida sentindo pouca fome

Café da manhã: 3 ovos fritos na manteiga com muito bacon e queijo prato derretido.

Almoço: Um aperitivo de creme de leite com óleo de coco.

Janta: Repolho roxo refogado na manteiga, hamburguer de alcatra e bacon recheado (receita do blog) e cenouras no leite de coco (receita do blog).


Cardápio de 16/12/2013 - Viva a cetose \o/

Café da manhã: Ovos mexidos com manteiga, bacon, presunto, queijo prato, parmesão e catupiry + azeite

Almoço: Um copo de 500ml de suco de frutas sem açúcar e sem água, apenas as frutas batidas (mix de melancia + morango + amora)

Janta: Moela de frango refogada na manteiga com azeitonas, tomate cereja, cebola, pimentão vermelho e verde com muito azeite + salada de agrião.


Cardápio de 17/12/2013 - Estou magra, aleluia!

Café da manhã: 3 ovos pochê no molho de tomate com manteiga, bacon, azeitonas e queijo prato, regado com azeite de oliva.

Almoço: Sem fome, apenas um punhadinho de castanha do pará.

Janta: Torresmo caseiro (sem óleo de soja, gente, frito na própria banha), couve refogada na banha com alho.

=================================================================

Viu como minha alimentação é simples? O segredo é carregar a comida de gordura, comer ovos todos os dias, comer ao menos 1 porção de verdura todos os dias e escutar o seu corpo. Se sentir sede, beba água. Se sentir fome, coma, se não sentir fome, não coma. Coma até se sentir satisfeito. Não precisa contar calorias. E o mais importante: sinta PRAZER em viver, em comer, sem ansiedade de resultados, pois mesmo que demora um pouco, eles virão.

12 comentários:

  1. nesses 10 dias vc emagreceu quanto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui perder 3,8kg dentro deste período de 8 dias =)
      (desculpe a demora em responder, eu estive viajando por uns dias)

      Excluir
  2. Respostas
    1. oi isabella, me ajuda a fazer essa dieta cetogenica, eu sou obrigado a comer tanta gordura assim pra emagrecer?

      Excluir
  3. oi, me diz uma coisa,porque tem que comer tanta gordura? e se eu consumir menos gordura vou entrar em cetose ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gorduras aumentam a saciedade e não devem ser retiradas da dieta

      Excluir
  4. Esse é obprblemas de muitos blogs.. morrem rapido e aa pessoas não postam a evolução da dieta e etc

    ResponderExcluir
  5. Esse é obprblemas de muitos blogs.. morrem rapido e aa pessoas não postam a evolução da dieta e etc

    ResponderExcluir
  6. Esssa dieta é maravilhosa meu esposo perdeu 7 kls em 15 dias e detalhe muita gordura abdominal , na epoca eu perdi 4 kls e 2 cms de cintura, as vezes se preocupamos so na cintura mas foi notorio o emagrecimento , mas depois desse tempo voltei a comer normalmente ai ja viu, voltei a engordar, e no momento voltei a fazer a cetogenica, gente é a melhor dieta que existe, vc nao passa fome, no incio claro vai se sentir mal.mas Depois que acostuma é so alegria a unica que conheci que realmente faz efeito.

    ResponderExcluir
  7. Esssa dieta é maravilhosa meu esposo perdeu 7 kls em 15 dias e detalhe muita gordura abdominal , na epoca eu perdi 4 kls e 2 cms de cintura, as vezes se preocupamos so na cintura mas foi notorio o emagrecimento , mas depois desse tempo voltei a comer normalmente ai ja viu, voltei a engordar, e no momento voltei a fazer a cetogenica, gente é a melhor dieta que existe, vc nao passa fome, no incio claro vai se sentir mal.mas Depois que acostuma é so alegria a unica que conheci que realmente faz efeito.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua abordagem. Temos algumas informações sobre dietas cetogênicas em nosso site.Dá um pulo lá e nos diga o que achou.

    ResponderExcluir
  9. Vc disse q na cetose deve evitar legumes. Vi q vc usou alguns.

    ResponderExcluir