sábado, 21 de dezembro de 2013

O que não comer, Parte 1: Glúten

Vou iniciar aqui uma série de posts sobre o que NÃO COMER. Eu poderia perfeitamente resumir tudo em um post, mas acredito ser de extrema importância EXPLICAR os motivos pelos quais tais alimentos não devem ser consumidos. Este primeiro post falarei sobre o GLÚTEN e porque deve fugir dele com todas as suas forças.

Primeiramente, você sabe o que é Glúten?
Glúten é uma proteína amorfa de cadeia longa, composta pelas cadeias proteicas de gliadina e glutenina. Está presente no trigo, centeio, cevada, triticale e aveia, e em todos os subprodutos destes cereais. É uma substância fibrosa, elástica, pegajosa e de coloração âmbar. É responsável pela elasticidade das massas a base de farinha de trigo. E responsável também pela doença celíaca.

O que é doença celíaca?
A doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta em primeira instância o intestino delgado, podendo evoluir posteriormente para outros sintomas. Quando o glúten entra em contato com a parede do intestino, o organismo passa a produzir uma grande quantidade de linfócitos que funcionam como anticorpos contra o glúten, estes anticorpos atuam nas vilosidades presentes na parede do intestino fazendo com que ela inflame e causando problemas com relação à permeabilidade da parede intestinal, o que pode ocasionar problemas na assimilação de nutrientes e, caso não diagnosticado a tempo, esta agressão constante pode causar câncer no intestino. A doença celíaca pode ser causada por uma predisposição genética, mas também pelo consumo excessivo da substância que acaba causando uma intolerância ao glúten não celíaca, problema cada vez mais comum.

Quais são os sintomas da doença celíaca e da intolerância ao glúten não celíaca?

Clique na imagem para ampliar
Quem pode ter esses sintomas?
Qualquer pessoa pode desenvolver estes sintomas, independente de predisposição genética. O simples consumo do glúten pode causar a intolerância, em algumas pessoas com mais intensidade, em outras com menos intensidade, mas todo mundo está sujeito a desenvolver este problema em algum momento da vida.

O que fazer para evitar estes problemas?
Abolir todo e qualquer produto que contenha glúten em sua composição. Ler todos os rótulos dos produtos, pois existe uma lei que obriga a todos os fabricantes informarem se determinado alimento contém ou não o glúten. Muitas vezes existe glúten em alimentos que você jamais imaginaria como em chocolates, caldo de legumes, hambúrgueres, etc (nos industrializados, claro, nos naturais esse tipo de problema não ocorre).

Em quais alimentos certamente haverá glúten?
Trigo, centeio, cevada, triticale, aveia, farinha de trigo, farinha de aveia, farinha de centeio, farinha de rosca, pão de forma, pão francês, pão integral, pão X grãos, pão preto, pão alemão (todos os pães!!), broas (eles colocam farinha de trigo no meio), bolachas recheadas ou não, cream-crackes recheados ou não, pizzas, macarrão, lasanha, 90% dos chocolates vendidos por aí (tristeza, eu sei), alimentos empanados como nuggets, filés a milanesa, filés a parmeggiana (que são feitos à milanesa antes), comidas empanadas, panetones, bolos, cupcakes, casquinha crocante do sorvete, farelo de trigo, farelo de aveia, quibes, tabule, croissants, coxinhas, empadinhas, salgados num geral, cervejas (praticamente todas, existem apenas algumas importadas sem glúten), malte de cereais, ovomaltine, maioria dos achocolatados em pó vendidos em supermercados, enfim, a lista é grande. Ganhe o hábito de ler os rótulos de todos os alimentos, você pode se surpreender (muitas vezes pra pior).

Quais os benefícios de abolir o glúten da dieta?
Melhora no funcionamento do intestino, melhor absorção de vitaminas e minerais, maior disposição, menos alergias, melhora na imunidade, melhora em problemas crônicos de enxaqueca, artrite, bronquite, além de facilitar a perda de peso e da barriguinha que se recusa a sumir. Apenas por abolir o consumo do glúten, já é possível usufruir de pelo menos 50% dos benefícios da dieta paleolítica. Pense com carinho sobre isso.

Porque a dieta paleolítica não consome glúten?
A dieta paleolítica não consome glúten pois se baseia na alimentação que nossos ancestrais tinham no período paleolítico, que durou por milhões de anos antes do surgimento da agricultura, alimentação esta que nosso organismo está plenamente adaptado para ter sem problemas. Com o advento da agricultura, o ser humano passou a consumir grãos que antes não consumia, e neste mesmo período começou a surgir problemas de diabetes, cáries entre outros que antes eram inexistentes. O ser humano passou milhões de anos sem consumir grãos e cereais, especialmente o glúten, e passou a consumi-lo há menos de 10 mil anos, que é um período muito curto de tempo perto de todo o período de existência da nossa espécie. A dieta paleolítica não admite o consumo de nenhum tipo de grão ou cereal, sem exceções.

Como substituir o glúten nas receitas?
Farinha de mandioca, tapioca, polvilhos, batata doce, farinha de coco, farinha de amêndoas, etc... neste blog colocarei aos poucos receitas substitutivas de pizzas, bolos, tortas, pães e doces para que você descubra que é possível viver sem o glúten e se alimentar muito bem, sem passar vontade :)

Para mais informações, recomendo a leitura do livro Barriga de Trigo, de William Davis. 
“Barriga de trigo” mostra que parar de comer trigo – mesmo o integral, considerado mais saudável – pode ajudar a perder peso, reduzir gordura localizada e eliminar vários problemas de saúde. Fundamentado em décadas de estudos clínicos e nos resultados extraordinários que observou depois de orientar milhares de pacientes a parar de comer trigo, o doutor William Davis apresenta argumentos contundentes contra esse ingrediente tão onipresente.



fontes: http://www.ufrgs.br/Alimentus/pao/ingredientes/ing_farinha_gluten.htm
http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal70/saude_contem_gluten.aspx
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/16/entenda-o-que-e-gluten-e-o-que-ele-causa-a-pessoas-com-intolerancia.htm

4 comentários:

  1. Amei a explicação... Também tenho tentado explicar o que é a Paleo e o que comer e o que não comer e por quais motivos no meu blog... Acho fantástica essa iniciativa dos blogueiros Paleo pois quanto mais informação melhor... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, obrigada pela visita ao blog! Realmente é de extrema importância explicar os motivos de tudo, pois um simples "não pode comer porque não pode" é algo que não convence e nem deveria convencer ninguém. Tudo existe um motivo, e as pessoas merecem sempre saber quais são esses motivos para poderem tomar suas decisões de modo mais consciente. Beijos ^^

      Excluir
  2. eu sou mega intolerante ao glúten.. depois que parei de comer minha vida melhorou 100%. Nunca atribui meu mal estar ao glúten mas hj percebo que ele era o culpado.. Esses dias comi 2 fatias de rocambole, foi meu inferno de Dante.. vomitei, tive uma crise terrível de enxaqueca. Nunca mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou mega intolerante ao glúten, só Deus sabe o quanto que eu já sofri por causa dele, e vejo tantas pessoas por aí sofrendo os mesmos males que eu, eu até tento explicar pra pessoa que isso pode ser o glúten, que faça um experimento de 2 semanas sem glúten para sentir como o corpo reage, mas infelizmente as pessoas não levam a sério, pois não foram diagnosticadas como celíacas. Eu tbm não sou celíaca, mas tenho intolerância ao glúten não celíaca, que não aparece em exames mas é possível de descobrir por um simples teste de 2 semanas sem ele. Espero que você fique bem, e tendo esta intolerância, fuja do glúten mesmo! Beijos ^^

      Excluir