segunda-feira, 9 de junho de 2014

Manual de sobrevivência Paleo para ambientes "hostis" - parte 1

Olá meus queridos e queridas, como vão??
Eu resolvi escrever este post, já que estou com insônia e completamente hiperativa a essa hora da madrugada, que melhor momento pra poder retomar um pouco as atividades do blog, né?? rss
Brincadeiras à parte, é um post bem interessante com dúvidas e dicas pra você poder se virar em ambientes "hostis" = lugares onde você não encontra opções paleo, que você está desprevenido, com fome e precisa comer (e deve comer se sentir fome sim!).

Lanchonete/Cantina de salgados: Você está em algum lugar onde só existe uma opção para comer, esqueceu de trazer suas guloseimas (ou foi impedido de entrar com elas) e lá está, uma vitrine repleta de salgados: coxinhas, esfirras, empadas, sanduíches "naturais" - tudo cheio de trigo, glúten!! E agora?? Procure pelas seguintes opções:
- Pão de queijo: é feito de polvilho que nada mais é que o amido da mandioca. Ele não é low carb, mas não tem glúten pelo menos, dos males o menor e na hora do desespero ele salva vidas. Seria um salgado quase totalmente paleo se não utilizasse óleo de soja na sua massa, mas como usa em pequena quantidade e você não vai comer isso todos os dias (e nem deve!), pra uma emergência é melhor que passar fome.
- Se tiver hambúrguer, peça que lhe prepare um sem o pão! Ok, a gente nunca sabe a composição exata do hambúrguer que te servirão, mas raramente a gente se depara com aquelas almas de porco que resolvem colocar farinha no meio da carne, em boas hamburguerias a o hambúrguer tem carne moída e temperos apenas.
- Batata frita: o fato de ser frita em óleo vegetal (que quase sempre será óleo de soja) a desqualificaria, eu concordo, mas trata-se de um manual de sobrevivência em ambientes hostis, correto? Bem ou mal ela não tem glúten, não tem ftatos, não tem açúcar refinado. Mas isso não quer dizer que você deve sair comendo isso a torto e a direita, apenas em casos extremos onde não hajam outras opções que se encaixem, fome pelo menos você não passa.

Restaurante de Comida Japonesa: Gente, eu tenho uma paixão enorme por comida japonesa e devo admitir que é meu fraco, me dá água na boca ver um temaki, uma porção de hot rolls, etc. Mas isso não me impede de comer lá e comer bem. Existem hoje em dia temakerias que tem como opção o temaki sem o arroz, apenas a alga e o peixe, e eu acho isso divino. Então vamos ao cardápio permitido (pra alegria de todos!)
- Sashimi: se joga! Salmão, atum, tilápia.. pode comer a vontade, sem medo de ser feliz e sem restrições!
- Temakis: peça sem o arroz.
- Shimeji na manteiga: super permitido!
- Camarão/lula na manteiga: pode sim!
- Teppanyaki: um grelhado de carne ou peixe acompanhado de verduras (repolho, brócolis, couve, cenoura) que você pode comer também.

Restaurante de Comida Italiana: parece ser um desafio, uma vez que a comida italiana é cheia de massas a base de trigo e risotos. O que comer então???
- Polpetone: uma espécie de almôndega grandona, muitas vezes recheada de queijo, que pode ou não vir coberta de molho de tomate e queijo. Pode pedir, sem a massa, é claro!
- Ossobuco: um corte de carne que vem junto com um pedaço do osso, normalmente cozido ao molho, libera o tutano do osso no molho durante o cozimento e o torna um prato extremamente nutritivo, além de delicioso. Apenas certifique-se de que não utilizaram farinha na receita, alguns lugares podem fazer isso, então fique alerta!
- Caponata: um antepasto delicioso feito a base de berinjela, abobrinha, pimentões, cebola, nozes e azeite.
- Alcachofras recheadas com parmesão: muitos restaurantes oferecem e vale muito à pena. Apenas certifique-se de que não utilizaram farinha ou pão no recheio.
- Ovos poche com presunto italiano e aspargos: uma entrada pra ninguém botar defeito.
Ninguém mais vai te achar um E.T. de agora em diante, não precisa mais recusar restaurantes italianos, você pode (e vai) comer muito bem!

Restaurante de Comida Francesa: parece difícil também, especialmente porque a comida francesa típica leva o roux como base para os molhos cremosos e sopas (roux é uma mistura de farinha de trigo com manteiga) por isso você deve fugir das sopas cremosas e dos molhos cremosos, mas nem tudo está perdido, você não precisa e não vai passar fome. Veja as suas opções de comidas típicas:
- Coq au vin: é a carne do galo cozida ao vinho tinto ou branco, aqui no Brasil utiliza-se o frango ou galinha. Pode comer!
Ratatouille: Um prato a base de berinjela, tomate, abobrinha e pimentão, preparado no azeite de oliva.
- Salmão pochê: filé de salmão cozido no vapor de um caldo temperado chamado court bouillon.
- Gratin Dauphinois: batatas assadas e gratinadas numa mistura de creme de leite fresco com queijo gruyére.
- Terrines: São assados que podem ser de carne, de frutos do mar, ou de legumes.
- Pato com laranja: Pato assado ao molho de laranja, normalmente acompanhado de batatas sauté.
- Batatas sauté: batatas e cubos cozidas e sauteadas na manteiga com temperos.
Para todos os pratos é sempre bom perguntar se foi utilizada farinha, apesar das receitas originais destes pratos não utilizarem, sempre tem alguns chefs que insistem nisso.

Restaurante de Comida Espanhola: nem só de paella vive a comida espanhola, e todos devemos erguer as mãos pros céus por isso rss
- Gazpacho: é uma sopa fria que leva tomate, pepino, alho, entre outros ingredientes.
- Tortilla de Patata: feito de ovos e batatas. Para uma melhor associação pelos brasileiros, é quase como um omelete. Obviamente possui variações de outros ingredientes de região para região, como champignon, pimentão e linguiça.
- Pisto: nada mais é do que um prato feito com diversos legumes fritos, geralmente acompanhados por um ovo frito. Os legumes que normalmente vão na receita são: pimentões (verdes e/ou vermelhos), tomates e um pouco de abobrinha.
- Polvo à galega: polvo cozido na água com azeite e temperos, acompanhado de batata cozida.

Restaurante de Comida Indiana: para os fãs de sabores intensos, pratos coloridos e super aromáticos, a culinária indiana também tem seus pratos permitidos.
Mutton Sukka: carne de cabrito cozida num molho de especiarias, levemente picante.
- Frango ao curry: frango cozido ao molho de leite (ou creme de leite) com curry.
- Chutney de manga: molho rústico agridoce de manga com especiarias, ótimo acompanhamento para carnes.
- Curry de Panir: molho de leite com curry, acompanhado de pedaços de Panir (queijo fresco indiano) e amêndoas.
- Palak Raita: Molho de iogurte com espinafre e especiarias.

Por hoje é só, assim que tiver tempo (ou outra crise de insônia) eu continuo a dar dicas do que comer em locais "hostis". Um detalhe importante: SEMPRE pergunte se há farinha de trigo, farinha de rosca, pão ou amido de milho na receita, pois alguns lugares usam, ok?

Beijos e abraços =)